segunda-feira, 6 de abril de 2015


O blog é uma poderosa ferramenta de comunicação que surgiu a partir da “necessidade” das pessoas terem seu pŕoprio espaço na web. No início eram uma mistura de publicações acadêmicas e discussões de pontos de vista sobre vários assuntos. Anteriormente, para se criar um blog era necessário ter conhecimento prévio em desenvolvimento de sites, portanto, na maioria dos casos, só quem possuía intimidade com a área possuía um blog.

Com o passar dos anos, o desenvolvimento da Web já não exigia conhecimento específico para construir um blog, desta forma houve um boom deste tipo de site na internet e assim passou a ser também para recreação. Tanto que hoje em dia um blogueiro (como se chamam as pessoas que administram seu blog) pode adquirir status de celebridade dependendo da consistência, da relevância e da influência causada na vida de seus leitores e seguidores.

Daí o conceito de blogosfera: espaço na web para troca de ideias e informações por pessoas comuns e incomuns, como artistas, celebridades, políticos, empresas etc.

Como uma ramificação dos blogs sugiram os fotologs, uma espécie de blog fotográfico que a partir da facilidade de fotografar oferecida por equipamentos digitais e associada à facilidade de passar as fotos para o computador fez com que os blogueiros interessassem-se por expor suas fotografias de maneira que outras pessoas pudessem ver. Vale ressaltar que a diferença primordial entre os flogs e os blogs é que estes últimos não oferecem restrições enquanto os fotologs em geral limitam o número de fotos que poderão ser postadas diariamente.

E finalmente para quem não dispõe de tempo e paciência para incrementar a página com os recursos dos blogs tradicionais, mas deseja compartilhar suas ideias, surgiram os microblogs, uma versão mini do blog original, porém com menos recursos e opções de interface. A média de caracteres é de 120 a 180 por post, os quais geralmente não ultrapassam três linhas. Como exemplo pode-se citar o twitter.

Mas há de se tomar certos cuidados ao realizar suas postagens sejam por que canal for, pois o conteúdo fica ao alcance de todos, inclusive de pessoas maliciosas. Portanto, deve-se avaliar bem o que se posta como fotos, filmagens, textos alheios com devidas referências. Afinal é parte de sua vida que está sendo compartilhado com o mundo afora.


Referências blibiográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário